O Rio Grande do Sul passa por um momento muito delicado, e fica toda a solidariedade aos habitantes da região.
Mesmo em meio a tantos problemas, o brasileiro tem a caridade muito forte. Mas infelizmente, também existem pessoas mal intencionadas que aproveitam desse momento para usurpar os recursos que deveriam chegar aonde se precisa.
Além dos golpes que muitas pessoas mal intencionadas aplicam, ainda tem um grande mal que é a fake news que se espalha sobre as doações. Os esforços para responder às fake news prejudicam quem está atuando o resgate, como diz Fernanda da Escóssia, editora-executiva dos Aos Fatos (plataforma de investigação contra a desinformação):
“Nesse ecossistema, a desinformação zomba da vida alheia, tripudia sobre os mortos e não se constrange em produzir conteúdos falsos com o objetivo de conseguir cliques, engajamento e monetização por adesão a um posicionamento político”.
Temos visto muitas pessoas se levantarem para ajudar, através de fundações e instituições e isso é ótimo, mas se você não conhece o trabalho, nossa sugestão é doar para o caminho oficial, assim terá maior segurança de que a sua doação chegará lá.
Ajude de forma segura.
Segue alguns órgãos oficiais para doação:
A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início a uma campanha de coleta de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, confira os pontos de doação aqui. Os Correios também estão recebendo doações, confira aqui sua localização.
– Pix oficial do governo do RS:
Chave: CNPJ 92.958.800/0001-3 / Destinatário: SOS Rio Grande do Sul / Instituição: Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul)
Segundo o Governador Eduardo Leite: “Se não aparecer isso na hora da doação é porque é golpe”, Segundo ele, essa é uma conta segura para doações, administrada pelo Estado com o acompanhamento de entidades.
A Democratizando se solidariza e se compromete em informar a forma mais segura para sua doação.