Pesquisar
Close this search box.

Como programas robustos de conformidade podem garantir a segurança do trabalhador?

Os departamentos de conformidade certamente estão familiarizados com o treinamento de segurança no escritório, mas e quando o escritório ainda não existe? A indústria da construção, embora seja um mercado de trabalho quente no momento, infelizmente tem um risco comum: lesões no local de trabalho e até mortes.

A indústria da construção e as agências de supervisão do governo federal, estadual e local, como a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) do Departamento do Trabalho dos EUA (DOL), buscam continuamente fornecer um local de trabalho seguro aos trabalhadores do setor da construção. A OSHA por exemplo, criou e atualiza regularmente seu programa de treinamento e trabalha regularmente em Programas Nacionais de Ênfase que se concentram em uma ampla gama de tópicos e setores, incluindo o da construção.

Essa supervisão está sendo prejudicada em virtude do aumento nas atividades do setor que tem exigido que empreiteiros e trabalhadores concluam os projetos no prazo e dentro do orçamento. Isso, geralmente leva a atalhos quando se trata de segurança, procedimentos e protocolos de construção para que os projetos possam ser concluídos mais rapidamente.

Além de se envolver com contratados e trabalhadores para promover um ambiente de trabalho seguro, a conformidade e a fiscalização continuam sendo uma parte fundamental do kit de ferramentas da OSHA. Para refletir isso, o DOL aumentou os valores máximos e mínimos para penalidades civis em um esforço para influenciar positivamente o comportamento de reincidentes.

Mesmo assim, a OSHA continua a cobrar taxas substanciais dos empreiteiros. Além disso, Estatisticas do Bureau of Labor Statistics dos EUA continuam a não mostrar nenhuma diminuição nas lesões no local de trabalho na construção. E a OSHA continua a adicionar empresas ao seu Programa de Repressão a Infratores Graves.

Como outra camada de proteção da segurança do trabalhador em canteiros de obras, vários promotores locais, por exemplo na cidade de Nova York, investigam acidentes. Construtoras, proprietários e desenvolvedores precisam considerar o risco potencial de tais ações de fiscalização ao desenvolver seus programas de Compliance.

Implementação de um programa de compliance

Como os proprietários e investidores que estão investindo uma grande quantia de dinheiro em projetos podem ajudar a garantir que supervisão insuficiente e controles de segurança inadequados não coloquem esse investimento em risco? Muitos dependem dos empreiteiros com quem trabalham para atingir esses objetivos. Esse programa de conformidade pode incluir:

  • Disposições claramente definidas e delineadas para conformidade em documentos contratuais.
  • Cláusulas contratuais claras exigindo que os empreiteiros forneçam aos trabalhadores treinamento de divulgação da OSHA sobre os inúmeros riscos de trabalhar na indústria da construção.
  • Incluindo a disponibilização de informação de segurança, como taxa de alteração de experiência nas propostas dos empreiteiros, para que a segurança possa ser um critério de avaliação para a adjudicação de trabalhos.
  • Papéis e responsabilidades claramente definidos no local para que a conformidade possa ser gerenciada com eficácia e a mitigação, se necessário, possa ser implementada em tempo hábil.
  • Implementação de uma linha direta para que os trabalhadores possam relatar (anonimamente, se solicitado) condições inseguras de trabalho ou outras preocupações.
  • Realização de auditorias no nível do projeto para garantir a conformidade com os controles estabelecidos.
  • Métricas claramente estabelecidas que permitem que empresas e proprietários rastreiem e monitorem a segurança em seus projetos.
  • Estabelecer check-ins regulares (por exemplo, trimestralmente) com os contratados para:
    • Compartilhe detalhes sobre métricas e KPIs
    • Fornecer feedback positivo e construtivo
    • Compartilhe as melhores práticas e novas áreas de foco
  • Fornecer feedback no final de um projeto sobre o desempenho de segurança de um contratado.
  • O uso de métricas e outros KPIs para estabelecer listas restritas ou pools de contratados para trabalhar em projetos.

A conformidade com a segurança não é apenas obrigatória, mas também beneficia as organizações de várias maneiras. Programas de conformidade de segurança eficazes podem reduzir o risco de acidentes e ferimentos, melhorar a produtividade e melhorar a reputação de uma empresa. As empresas que implementam com sucesso tais programas criam uma cultura de segurança que beneficia tanto seus funcionários quanto seus resultados.

Para ficar por dentro de todas as notícias, acompanhe o blog da Democratizando.

Compartilhe nas redes sociais:

Receba todas as novidades:

Edit Template