Como evitar conflitos de interesses no local de trabalho

Algumas situações de conflito de interesses podem ser inevitáveis, mas munidos de treinamento e informações adequados, os funcionários podem evitar os riscos associados a tais conflitos.

Aqueles em cargos de liderança precisam tomar cuidado extra para evitar conflitos de interesse no local de trabalho porque suas decisões e ações podem impactar significativamente a organização para a qual trabalham. Quando um conflito de interesses entra em jogo, até mesmo o julgamento do melhor líder pode ficar nublado e levá-lo a colocar seus interesses pessoais acima dos interesses da organização. Às vezes, os conflitos de interesse podem até mesmo resultar em violações legais ou éticas que podem levar a graves consequências tanto para o indivíduo quanto para a organização.

Ao cultivar uma consciência clara sobre como evitar conflitos de interesse no local de trabalho, os funcionários podem manter sua credibilidade e garantir que os interesses da organização sejam sempre priorizados. Com as estratégias e know-how corretos, os conflitos de interesse podem ser evitados e conduzidos de forma adequada. Neste artigo, discutiremos alguns tipos comuns de conflitos de interesse e como evitá-los.

Gerenciando Diferentes Tipos de Conflitos de Interesse

Nepotismo

O nepotismo no ambiente de trabalho ocorre quando um indivíduo em posição de poder mostra tratamento preferencial a seus familiares ou amigos próximos. O nepotismo pode assumir muitas formas. Contratar ou promover um familiar ou amigo sem considerar outros candidatos que possam ser mais qualificados, dar tratamento preferencial em termos de salário ou responsabilidades de trabalho, ou mesmo ignorar erros ou mau desempenho são exemplos de nepotismo.

Para evitar o nepotismo, os funcionários e gerentes devem manter a objetividade e garantir que as decisões sejam tomadas com base no mérito e não nos relacionamentos. Deve-se esperar que o pessoal divulgue quaisquer relações familiares que possam ter com candidatos a emprego ou outros funcionários e que se recuse a contratar ou processo de promoção para esses indivíduos ou funções. Mesmo em uma empresa familiar, é importante estabelecer políticas claras de contratação e promoção que priorizem qualificações e experiência em detrimento de relacionamentos pessoais. Ao priorizar a objetividade, as organizações podem evitar as consequências do nepotismo e promover uma cultura justa e equitativa no local de trabalho.

Relacionamentos românticos

Relacionamentos românticos entre colegas de trabalho podem criar conflitos de interesse e devem ser gerenciados com cuidado. Quando as pessoas estão romanticamente envolvidas, elas podem mostrar favoritismo umas com as outras. Esses relacionamentos podem causar problemas de desempenho se a conexão falhar e podem abalar a percepção de justiça, mesmo que nenhuma impropriedade esteja ocorrendo.

No entanto, proibir relacionamentos românticos no local de trabalho normalmente não impede que eles se formem, e a implementação desse tipo de política geralmente é prejudicial para uma cultura de transparência dentro de uma empresa. Em vez disso, os funcionários devem saber como evitar conflitos de interesse no local de trabalho e ser incentivados a serem honestos sobre seus relacionamentos. Ter uma política de abertura permite que certos limites sejam estabelecidos para os envolvidos. Por exemplo, é melhor nunca deixar alguém em um relacionamento gerenciar ou supervisionar diretamente seu parceiro, participar de avaliações de desempenho ou tomar decisões sobre promoções. Devem ser tomadas medidas para evitar impropriedade e limitar qualquer percepção de um conflito de interesses.

Aceitar presentes ou favores

Aceitar presentes ou favores no local de trabalho pode ser considerado um conflito de interesses porque pode criar uma percepção de que o destinatário é tendencioso ou devedor ao doador. Essa percepção pode prejudicar a integridade do destinatário e comprometer sua capacidade de tomar decisões imparciais. Os funcionários devem saber como evitar conflitos de interesse no local de trabalho, adotando uma política clara.

Há nuances quando se trata de uma cultura de presentes apropriada no trabalho. Normalmente, é melhor recusar um presente ou favor ou aceitar apenas presentes que estejam dentro de um limite de valor definido. Itens caros ou coisas que são dadas com a expectativa de receber algum benefício em troca são problemáticos. Por outro lado, presentes de valor nominal, algo como comida destinada a todo o escritório, geralmente são considerados apropriados.

Informações privilegiadas

Negociação com informações privilegiadas é a prática ilegal de comprar ou vender valores mobiliários com base em informações materiais não públicas sobre uma empresa. É ilegal porque dá uma vantagem injusta àqueles que possuem informações privilegiadas, permitindo-lhes lucrar às custas de outros investidores que não as possuem. É considerado uma grave quebra de confiança e pode resultar em multas ou processos criminais para quem a pratica.

Para evitar informações privilegiadas, os funcionários devem priorizar a divulgação para garantir que ninguém esteja negociando informações privilegiadas. Uma maneira de fazer isso é divulgar quaisquer relacionamentos com indivíduos fora da empresa que possam levar a informações privilegiadas, como um primo que trabalha para uma empresa rival. Além disso, os funcionários que se sentem muito tentados por informações privilegiadas devem considerar a possibilidade de retirar-se de uma determinada função para eliminar a possibilidade de serem expostos a informações privilegiadas.

Autonegociação

A autonegociação ocorre quando uma pessoa com acesso a informações ou recursos confidenciais usa essa informação ou poder para se beneficiar, em vez de agir no melhor interesse da empresa ou de seus clientes.

Para evitar autonegociação, os funcionários nesta posição devem continuar a agir como fariam se não tivessem acesso a essas informações. Os funcionários que gerenciam finanças devem ter supervisão para evitar transações financeiras não autorizadas. Ao implementar verificações e controles, as empresas podem garantir que as decisões e transações financeiras sejam feitas com responsabilidade e que nenhuma pessoa tenha a capacidade de tomar decisões financeiras ou movimentar dinheiro sem que outras pessoas saibam. Também é importante que as empresas revisem e atualizem regularmente seus controles para garantir que sejam eficazes na prevenção de má conduta.

A importância da divulgação do COI (Conflitos de Interesse)

É vital reconhecer a importância da divulgação de conflito de interesses dentro de uma empresa. Se conflitos potenciais nunca forem divulgados, os riscos associados a eles permanecerão desconhecidos. Isso pode levar a consequências graves para a organização. É sensato enfatizar a necessidade de relatar possíveis conflitos e enfatizar que ter um conflito não significa inerentemente que um funcionário tenha feito algo errado. Para facilitar o processo de divulgação, as empresas podem criar um formulário de divulgação que seja claro e solicite todas as informações relevantes das pessoas apropriadas. O processo deve ser facilmente acessível e discreto para que os colegas não tenham acesso aos detalhes do COI de outro funcionário. Em última análise, um processo transparente de divulgação de COI pode ajudar a mitigar riscos potenciais e promover uma cultura de integridade dentro de uma empresa.

Proteja sua empresa contra conflitos de interesse

Saber como evitar conflitos de interesse no local de trabalho pode ser um desafio, mas com treinamento e estratégias adequadas, os funcionários podem aprender como evitar conflitos e lidar de maneira a reduzir as consequências. Ao cultivar a objetividade, a transparência e a divulgação, os funcionários podem evitar conflitos e promover uma cultura justa e equitativa no local de trabalho.

Garantir que todas as medidas adequadas foram tomadas para reduzir os riscos e gerenciar conflitos em potencial pode ser um processo tedioso, mas existem ferramentas que podem torná-lo indolor. O uso de software de gerenciamento de compliance pode agilizar e simplificar o processo de gerenciamento de conflitos de interesse em seu local de trabalho.

Compartilhe nas redes sociais:

Você pode se interessar:

Lei da Igualdade Salarial: homens e mulheres na mesma função devem receber a mesma remuneração

Além de salários iguais, a Lei 14.611/23  prevê  a divulgação de relatórios, a promoção de inclusão e o incentivo à

Com ESG contabilidade passa a ganhar novos contornos
ESG

Mercado vê profissionais como aliados para garantir que as empresas operem de forma responsável. A sustentabilidade é tema atual na

Nossos Patrocinadores

Bonvicino e Barbosa Advogados
Ana Luiza de Sá
Legal Control
Ethquo
2PAR Consultoria
AZM Advogados Associados

Seja um colunista

Junte-se ao time de colunistas apaixonados e comprometidos, que fazem parte desse movimento de compartilhamento e aprendizado, enriquecendo a jornada de todos que nos acompanham. 

Junte-se a nós!

Inscreva-se e receba nossa newsletter:

Academy Plus

Conheça o streaming da Democratizando!

Edit Template

Seja um colunista!

Vamos juntos enriquecer a jornada de todos que nos acompanham?